quarta-feira, 25 de janeiro de 2017

PLANO DE CURSO





UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
CENTRO DE EDUCAÇÃO
CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM PEDAGOGIA

Plano de Disciplina
I- Identificação
Curso: Pedagogia
Disciplina: Novas Tecnologias da Comunicação e Informação
Professora: Carla Glycia Santos da Silva- carlaglyufal@gmail.com
Blog da Disciplina: http://ntciped.blogspot.com.br/
Carga Horária: 80 horas
Período: 1

II Ementa
O estudo das tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC) no campo da educação com base em suas potencialidades, aplicações e importância no contexto atual em momentos presenciais e a distância para o processo de ensino aprendizagem.
III Objetivos
- Refletir acerca das transformações advindas com a inserção da tecnologia no âmbito social e educacional, as práticas inovantes com a integração destas no processo de ensino-aprendizagem, isto através de meios teóricos e práticos, que auxiliarão o uso das teologias em sala de aula e suas potencialidades de forma reflexiva, autônoma, colaborativa e criativa;
- (Re) conhecer as mudanças que as tecnologias trouxeram para as instituições sociais e as possibilidades que as TDIC trouxeram para o campo educacional, através do uso do computador e dispositivos móveis, como tablets, celulares e seus recursos;
- Explorar os diferentes recursos disponibilizados pelas TDIC, disponíveis nos computadores, tablets e celulares com uso da internet, visando à prática pedagógica;
- Criar a partir de textos e do que foi exposto nas aulas, diferentes recursos midiáticos digitais e estratégias para o desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem com uso das TDIC;
- Analisar com criticidade o uso das TDIC na escola e sua integração ao currículo.
Conteúdo programático
Unidade I - Aprendizagem e ensino com TIC
Ø  As transformações advindas do uso das TDIC no âmbito social.
Ø  A Integração da tecnologia na escola: desafios e possibilidades na pratica docente.
Ø  Entrevista com um docente sobre o uso de tecnologia no ambiente escolar.
Unidade II – Propostas metodológicas com TIC
Ø  Produção de oficinas: conhecendo estratégias para integração das TDIC ao currículo escolar.
Ø  A Integração da tecnologia na escola: desafios e possibilidades na pratica docente.
Ø  Criação e apresentação de tutorial e aplicativos para androide.

Cronograma de Atividades
Datas
Conteúdo programático

Apresentação da disciplina e do Blog da disciplina.
As transformações advindas do uso das TDIC no âmbito social.

Extraclasse: produção a partir do Documentário: a educação e os desafios do nosso tempo.

Criação do blog das duplas para disposição das atividades propostas em sala de aula.

A Integração da tecnologia na escola: desafios e possibilidades na prática docente. Apresentação e debate a partir do vídeo: “Do Giz ao Tablet: por que a tecnologia não revolucionou a educação”.

Extra Classe: Produção de um mapa conceitual a partir de leituras sobre: Educação e Tecnologia e a prática docente.

Pesquisa de campo: entrevista com o docente sobre o uso de tecnologias no ambiente escolar.

Extraclasse: elaboração das oficinas.

Oficina 1: Dispositivos móveis em sala de aula.

Oficina 2:  Utilização e Construção de HQs em sala de aula.

Oficina 3: Vídeo: utilização e produção

Oficina 4: QR Code criação e utilização pedagógica em sala de aula.

Oficina 5: Apps e Jogos Educativos.

A Integração da tecnologia na escola: desafios e possibilidades na pratica docente. Debate no WhatsApp da turma.

Extra Classe: Criação de tutorial: 5 aplicativos que podem ser utilizados em sala de aula.

Apresentação dos blogs.

Criação de um Aplicativo para androide através do site-AppsGeyser.

Apresentação do aplicativo criado para viabilização do conhecimento em sala de aula.

Avaliação da disciplina

Reavaliação

Prova Final

Metodologia
A disciplina terá 16hs de atividades a distância e 64hs de atividades presencias, estas conduzirão os alunos a conhecer o potencial e a importância das TDIC para educação, como levá-lo a experenciar práticas educacionais com utilização das TDIC em sala de aula. As atividades práticas serão realizadas no laboratório e em ambientes extra sala, onde os alunos produzirão, a partir de leituras e estudo de textos, utilizando computadores e dispositivos móveis e suas ferramentas digitais como recursos pedagógicos, envolvendo criação de diferentes aplicativos, jogos, blog, mapas conceituais, vídeos, QHs, textos, QR Code, Prezi e Apps e na rede social, WhatsApp. Propiciar com essas atividades  pedagógicas  o conhecimento de práticas docentes com as TDIC em sala de aula, suas possibilidades e limites na área educacional de forma colaborativa, crítica, reflexiva e autônoma, visando à integração efetiva das TDIC ao currículo.
As atividades serão realizadas em grupo, dupla e de forma individual. Oferecendo os graduandos de forma dinâmica, criativa, ética, reflexiva e autônoma a viabilização dos conteúdos e a relação teoria-prática de forma dialógica, buscando estar concernente a realidade atual.

Avaliação
Avaliação será processual, levando em conta o que foi produzida durante a disciplina, participação efetiva do aluno nas atividades propostas:
1.      Criação e alimentação do blog
2.      Pesquisa de campo: entrevista e sua sistematização com base nos autores estudados.
3.      Produções: mapas conceituais, aplicativos e tutorias.
4.      Elaboração de oficinas: com apresentação em Prezi e proposta de atividades que se utilize do recurso exposto de forma pedagógica.

Bibliografia Básica
APARICI, Roberto (org). Conectados no ciberespaço. São Paulo: Paulinas, 2012.
BARBA, C.;CAPELLA ,S. ( org.). Computadores em sala de aula: métodos e usos. Porto Alegre: Penso, 2012.
COLL, César; MONEREO, Carles e colaboradores. Psicologia da educação virtual:aprender e ensinar com as tecnologias da informação e da comunicação. Porto Alegre: Artmed, 2010.
SACCOL, Amarolinda; SCHLEMMER, Eliane; BARBOSA, Jorge. M-learning e u-learning: novas perspectivas das aprendizagens móvel e ubíqua. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2011.
SILVA, Marco (org). Educação on-line. São Paulo: Loyola, 2003.
Bibliografia Complementar
ALVES, L. R.; MINHO, M. R.; DINIZ, M. V.. Gamificação: diálogos com a educação. In: FADEL, L. M. l et al. Gamificação na educação. Florianópolis: Pimenta Cultural, 2014.
EGLER, T. T.; COSTA, Aldenilson S. Interação social e tecnologia na escola. In: SAMPAIO, F. F; ELIA, Marcos F. (Orgs.). Projeto Um Computador por Aluno: pesquisas e perspectivas. Rio de Janeiro: NCE/UFRJ; 2012.
HONORATO, Wagner A.; REIS, Regina S. WhatsApp: uma nova ferramenta para o ensino. Anais... IV SIDTecS - Simpósio de Desenvolvimento, Tecnologias e Sociedade. 2014Disponível em: <http://www.sidtecs.com.br/2014/wp-content/uploads/2014/10/413.pdf.> Acesso em: 12 set. 2016.
MORAN, José M. O vídeo na sala de aula. Revista Comunicação & Educação. São Paulo, ECA-Ed. Moderna, [2]: 27 a 35, jan./abr. de 1995.
MOREIRA, José A.; MONTEIRO, Angélica M.. Formação e ferramentas colaborativas para a docência na web social<www2.pucpr.br/reol/index.php/dialogo?dd99=pdf&dd1=15314.> Acesso em: 7 agosto de 2016.
MOURA, Adelina. Geração móvel: um ambiente de aprendizagem suportado por tecnologias móveis para a “Geração Polegar”. Disponível em: <https://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/10056/1/Moura%20(2009)%20Challenges.pdf> Acesso em: 7 set. 2016.
KENSKI, Vani M. Tecnologias e ensino presencial e a distância. Campinas: Papirus, 2003.
KENSKI, Vani M. Educação e tecnologias: o novo ritmo da informação. Campinas: Papirus, 2007.
PEREZ-GOMEZ, Ángel I. Educação na era digital: a escola educativa. Porto Alegre: Penso, 2015.
SCHLEMMER, Eliane. O trabalho do professor e as novas tecnologias. Revista Textual. Porto Alegre: Sinpro, v.1, n.1, p. 33-42, nov. 2006.

VALENTIM, Hugo D.  Para uma compreensão do Mobile Learning: reflexão sobre a utilidade das tecnologias móveis na aprendizagem informal e para a construção de ambientes pessoais de aprendizagem. 2009. Disponível em: <http://run.unl.pt/bitstream/10362/3123/1/Hugo_Valentim_M-Learning.pdf.> Acesso em: 12 set. 2016.

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